«Novo rumo»<br>para a Madeira
O PCP realizou no domingo um comício no Funchal, no qual participou Edgar Silva, membro do Comité Central e responsável pela organização partidária na Região Autónoma da Madeira. Entre os diversos aspectos salientados pelo dirigente comunista, destaca-se a crítica ao Governo Regional do PSD, chefiado por Miguel Albuquerque.
Edgar Silva considerou o Orçamento Regional para 2017 como «um dos mais claros exemplos de como o “batotar” faz parte do ADN do actual Governo Regional». O executivo, acrescentou o dirigente comunista, multiplica-se em «falsa promessas, anuncia, promete e sabe que não faz, nem fará». Esta batota é uma marca do Orçamento para o próximo ano, que é «gémeo» do que está em vigor em 2016, afirmou ainda Edgar Silva.
O membro do Comité Central do Partido lembrou ainda que depois das muitas promessas de um «novo ciclo» sucedeu uma fase de profunda desilusão por parte dos madeirenses, sendo que o orçamento é reflexo dessa linha de promessas feitas e não realizadas. Em 2016, lembrou, a maior parte do investimento público previsto no Orçamento Regional, com verbas orçamentadas, não foi concretizada.
Apesar disso, critica Edgar Silva, Miguel Albuquerque segue «exactamente a mesma lógica» no Orçamento para o próximo ano. Em contraposição às falsas promessas do PSD, é «tempo de exigir um novo rumo para a autonomia e para o desenvolvimento regional, sublinhou o dirigente comunista, que abordou igualmente, na sua intervenção, aspectos relacionados com a situação política nacional e a preparação do XX Congresso do Partido, que se realiza em Almada nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro.